A osteoporose e toda uma série de outros problemas inflamatórios dos ossos fazem parte das doenças mais frequentes nos tempos actuais. Ironicamente, todos os estudos científicos comprovam a mesma coisa: é nas sociedades com maior consumo de lacticínios que existem mais casos de osteoporose e problemas ósseos no geral.
Faz algum sentido? Porque é que isto acontece?
Todos os tipos de leite, queijos, iogurtes e outros derivados do leite são alimentos acídicos - isto é promovem o aumento de acidez em todo o organismo.
Uma vez que o corpo é inteligente e sempre pronto para atenuar um pouco as nossas más opções alimentares, ele precisa de garantir de alguma forma o balanço ácido-alcalino, para prevenir o aparecimento de doenças.
Como é que tudo isto funciona? Com os minerais alcalinos! Por isso mesmo, perante um organismo excessivamente acídico, o organismo vai buscar minerais alcalino (cálcio) directamente aos ossos e dentes de modo a garantir o equilíbrio interno e neutralizar a acidez.
Contudo, a maior parte das pessoas continua a consumir leite diariamente, pensando no bem que lhe faz, e continua a aumentar a sua acidez e inevitavelmente as reservas de cálcio se esgotam, dando origem aos problemas ósseos por todos nós conhecidos.
Em vez de recorrer aos lacticínios e produtos de origem animal para obter cálcio, está na hora de introduzir na alimentação as melhores fontes de cálcio de origem vegetal!
- Amêndoas
- Espinafres
-Todos os tipos de couve
- Todos os tipos de alface e vegetais de folhas verdes grandes
- Todos os tipos de micro-verdes: rúcula, agrião, canónigos, etc.
- Sementes de sésamo
- Sementes de chia (3 vezes mais rica em cálcio que o leite)
- Sementes de linhaça
- Laranjas
Retirado de: http://www.vidaemestadocru.com/